10 anos, 9 meses e 23 dias. Fim…

Memórias de tempos preciosos vividos numa empresa

Wagner Fusca

--

Dia 14/12/2018, sexta-feira, faz muito sol e temos um dia lindo em Maringá — PR. As pessoas indo e voltando de seus trabalhos e muitas das escolas em seu último dia de aula. Alegria e euforia dos alunos em finalmente ter férias.

Somado a tudo isto, muitas pessoas desejando aquelas tão esperadas férias. Em resumo, o final do ano se aproxima e mais um ciclo anual de vida se encerra.

É… até às 16h30 deste dia eu estava buscando viver assim. Me iludindo em pensamentos e tentando enganar minha cabeça e sentimentos, imaginando que logo estaria de férias da DB1 Global Software. Mas não são férias Fusca… são suas últimas horas de trabalho neste lugar…

Mas não são férias Fusca… são suas últimas horas de trabalho neste lugar…

Neste dia, estava prestando serviços fora da DB1 e às 17h enviei o e-mail de despedida. Os mais próximos já sabiam, outros tiveram uma grande supresa. Eu deveria voltar às 18h para a DB1 para as despedidas. Não sei se foi de forma consciente ou não, mas só voltei a empresa após 18h35. Talvez isto demonstre uma das minhas fraquezas…

não saber lidar com despedidas.

Chegando a DB1, me despedi de algumas pessoas que estavam na cozinha, mas ainda não tava sentindo que era o fim. Fui pra minha mesa, fiz tarefas rotineiras como fechar apontamentos e ajustes do ponto. Fechei o notebook, devolvi o mesmo para a equipe de TI e comecei a guardar minhas coisas na mochila. Neste momento a primeira lágrima caiu… e provavelmente a ficha também.

Resolvi ir atrás de algumas pessoas para me despedir, mas no fundo no fundo, estava torcendo pra que ninguém estivesse lá pois não ia aguentar os sentimentos…

Mas encontrei duas pessoas que podem representar dois grandes grupos e que falam sobre quem eu sou hoje. Kaito Bueno Queiroz (representando o comitê técnico) e Larissa Roder (representando o time Sicoob e a familia Teló).

Comitê técnico

Kaito é um dos mais antigos companheiros de comitê técnico. Vivemos muitos sonhos e enfrentamos muitas lutas também. E passamos por muitas despedidas juntos.

O comitê, desde sua criação, foi composto de pessoas incríveis e que sempre me fizeram ser alguém melhor. Algumas destas pessoas já não estão na DB1 mas ainda sim me fazem ser alguém melhor.

Sempre acreditamos que conseguiríamos tornar a DB1 uma referência técnica. Pessoas como o Kaito e todos os demais membros do comitê me faziam ir além. Obrigado a todos vocês por fazer da visão de um grupo pequeno de pessoas incomodadas com o status-quo e que queriam ser protagonistas e levar a DB1 para um outro patamar.

Time Sicoob e Familia Teló

Entrar na sala onde a Larissa senta mexeu demais comigo… Muitos amigos e amigas trabalham lá… Quem senta naquela sala me conhece bem e estar perto deles faz com que eu seja eu mesmo (o pessoal chega a rir das minhas piadas ruins kkkk) …

Muitos ali chegaram de um jeito e hoje brilham muito… A raiz de tudo foi o projeto Sicoob. Sempre pessoas boas estiveram lá… e todos que passaram por este projeto cresceram e hoje brilham na DB1 ou fora.

Entrar nesta sala é como ver discípulos virando mestres …Entrar alí é a sensação de dever cumprido como agilista.

Sensação de ter ensinado o caminho e os princípios certos e eles conseguirem viver sem a minha pessoa. Como agilista este é o maior prêmio que se pode alcançar… Um time que não depende de você e que segue os ensinamentos.

Abraçar a Larissa foi verdadeiro demais… Foi intenso demais…

Foi reviver tudo o que se passou em 10 anos de história. Foi entender que valeu a pena investir em pessoas, defender o time quando preciso, provocar quando necessário, desenvolver competências técnicas e não técnicas. Abraçar a Larissa foi difícil (tanto que só de relembrar o momento, lágrimas voltam a cair) pois era a despedida mais doída para mim, pois neste abraço tinham muitos nomes sendo representados.

Qualidade, Gestão de Pessoas e Marketing

O abraço da Larissa me fez viajar pela DB1 e lembrar de pessoas que também querem ver esta empresa melhor… Lembrei da equipe da qualidade. Lembrei da equipe de gestão de pessoas e do marketing. Pessoas incríveis, suportando e alavancando a empresa para um novo patamar. Admiro vocês e desculpa não ter abraçado vocês e me despedido. Como vocês leram… não sei lidar muito bem com despedidas…

Com certeza vou ser injusto com algumas pessoas, unidades e times que ajudei nestes últimos tempos, pois não irei mencioná-los. Peço perdão por isto, mas só tenho que agradecer por todo o companheirismo e desafio que caminhamos juntos.

Meu tempo de DB1 se encerrou. Precisava escrever este post, muito mais para eu tentar acelerar o tempo de fim (ou luto), tanto que não espero muitas curtidas neste post. Mas espero que toque o corações dos meus amigos e amigas que diariamente compartilhávamos de alegrias, tristezas, medos, desafios e conquistas. Vocês sabem onde me encontrar :)

Obrigado por serem uma família para mim.

Aprendi muito nestes 10 anos. Obrigado a todos pelos vários desafios. É preciso encerrar um ciclo para começar outro. A decisão de mudança está pautada minha missão de carreira. Busco ser um agilista reconhecido nacionalmente.

Não buscarei isto sendo arrogante, cheio de certificações, mas ajudando e sendo ajudado, ensinando e aprendendo a fazer software melhor e ensinando e aprendendo a viver agilidade diariamente.

Obrigado DB1 por todos estes 10 anos, 9 meses e 23 dias incríveis!

--

--

Wagner Fusca

Agile e desenvolvimento de software podem caminhar juntos!